Como Reconstruir Cabelo Elástico

Cabelo elástico é quando os fios ficam emborrachados, ressecados, frágeis e muito finos, isso acontece por causa das químicas usadas para vários objetivos, seja para colorir, fazer relaxamentos, escovas progressivas e qualquer outra técnica que envolva o uso de química.

Além da química o calor e a falta de cuidados pode ser um fator determinante para que ocorra esse problema.

Quando o seu cabelo se encontra nesse estado o ideal é fazer um trabalho para reconstruir e fortalecer seus fios, para isso existem diversos tratamentos para reconstruir o cabelo elástico.

Cabelo Elástico – o Que Fazer

Existem várias formas de resolver esse problema e reconstruir o cabelo elástico, uma delas é com o vinagre de maçã, ele age selando as cutículas e fortalecendo as mechas do cabelo.

Quando o cabelo está com uma textura estranha parecendo um elástico quer dizer que seu pH está desequilibrado e isso faz com que suas cutículas fiquem abertas.

Por isso é usado o vinagre de maçã que possui um pH ácido que ao ser aplicado nos cabelos faz com que suas cutículas fecham alinhando a fibra capilar que por sua vez segura por mais tempo a hidratação.

Como Recuperar Cabelo Elástico

Para fazer a recuperação de seu cabelo elástico você precisará ter o vinagre de maçã, uma máscara de hidratação de sua preferência e queratina líquida.

A cada 25 ml de vinagre de maçã adicionar 100 ml de água filtrada, não é recomendado usar o vinagre nos cabelos 100% puro.

Siga o passo a passo para reconstruir cabelo elástico:

  1. Lave os cabelos com um shampoo sem sal de sua preferência e seque para retirar o excesso de água
  2. Comece dividindo os cabelos por mechas e vá borrifando a queratina mecha por mecha
  3. Aguarde 10 minutos para que a queratina faça efeito
  4. Após os 10 minutos aplique a máscara de hidratação por cima da queratina e aguarde 20 minutos
  5. Após o tempo basta enxaguar bem os cabelos para não deixar resíduos dos produtos
  6. Enxugue novamente para tirar o excesso de água
  7. Por último passe a mistura mecha por mecha de vinagre de maçã e água (a cada 25 ml de vinagre colocar 100 ml de água) e aguarde 15 minutos
  8. Por fim, enxague e use o condicionador, pronto.

A queratina é um excelente produto pois devolve a massa capilar perdida e protege os fios contra danos de químicas e do dia a dia.

Como Recuperar Cabelo Elástico Rapidamente

O tempo de recuperação depende muito do estado do cabelo, quando se usa muita química nos cabelos se perde queratina, pigmento dos fios e proteínas que compõem a estrutura dos fios, em alguns casos a perda desses nutrientes é tão grande que não há o que fazer além de cortar.

Porém se o seu cabelo não estiver em uma situação tão grave é possível fazer a recuperação e em alguns casos de forma rápida.

Algumas dicas para acelerar o processo de recuperação do cabelo elástico:

  1. Interromper todos os procedimentos químicos
  2. Realize um cronograma capilar (hidratação, nutrição e reconstrução) por um período de 4 semanas ou mais.

Ao resolver esse problema é importante sempre lembrar de cuidar dos seus cabelos e evitar usar muitas químicas, outra dica é evitar temperaturas muito altas.

Deixe um comentário

Open chat