Quando precisamos reduzir o frizz do cabelo, claramente significa que é falta de hidratação, ácidos graxos essenciais e proteínas. Submetidos diariamente a todo tipo de dano, cabelos com essas características muitas vezes se encontram com uma carga elétrica negativa. O que faz com que fiquem emaranhados e a eletricidade estática permaneça concentrada na fibra capilar.
Essas cargas estáticas são o que faz com que as fibras capilares gerem rejeição mútua, produzindo frizz, o que deixa o cabelo com aspecto rebelde e bagunçado.
O frizz é um dos principais inimigos do cabelo porque nos impede de controlá-lo e causa uma aparência descuidada e desarrumada. Como mencionamos anteriormente, é causado pela falta de nutrição e hidratação do cabelo e, para preveni-lo, devemos escolher uma rotina de cuidados que visa a recuperação de ambos.
Não exagere no cabelo
É um erro muito comum pensar que lavando o cabelo com mais frequência podemos deixá-lo saudável e hidratado novamente. Cabelos secos ou com tendência ao frizz devem ser lavados menos do que o habitual, pois a limpeza excessiva pode eliminar a oleosidade natural produzida pelo cabelo e, portanto, favorecer o frizz.
Lavar o cabelo com água fria
Outra maneira de evitar o frizz do cabelo é enxaguá-lo com água fria ou morna depois de lavar e aplicar os diferentes tratamentos durante o banho. Desta forma, as cutículas das pontas ficam seladas e conseguimos evitar o frizz e evitar que se abram.
Mude a maneira como você seca o cabelo
Outro erro que costumamos cometer ao sair do banho é esfregar o cabelo com uma toalha para que seque mais rápido. No entanto, a única coisa que estamos causando é aumentar o frizz e quebrar as pontas do nosso cabelo.
Se você quiser evitar esse problema, é melhor deixar o cabelo secar naturalmente ou com uma camiseta de algodão enrolada nele.
Como evitar e reduzir o frizz em cabelos cacheados

Como antecipamos, os cabelos cacheados são os mais propensos a sofrer com esse problema de cabelo feio. Portanto, aqui estão algumas dicas com as quais você garantirá que seu cabelo crespo não volte a encrespar:
Massageie o cabelo antes de lavá-lo: este truque é muito eficaz para cabelos cacheados, pois conseguimos ativar a circulação sanguínea do cabelo. Portanto, faça uma massagem com os dedos no couro cabeludo por alguns minutos para mostrar um cabelo mais radiante.
Clareie o cabelo com água com gás: a água com bicarbonato de sódio reduz o frizz e restaura o cabelo encaracolado. Use este tipo de água para finalizar sua lavagem habitual, ou seja, após a aplicação do shampoo, condicionador e máscara capilar.
Desembarace o cabelo corretamente após a lavagem: é importante reduzir o efeito crespo que, depois de remover a umidade do cabelo, sacudimos para cima e para baixo algumas vezes e quando vamos remover possíveis nós, escovamos o cabelo começando nas pontas e terminando na raiz.
Use o pente certo – Nem todos os pentes são adequados para cabelos cacheados. Os mais indicados são os pentes garfo que evitam o efeito frizz; pentes de metal para mantê-lo solto; e pentes com pontas grossas para que os cachos fiquem naturais.
Faça banhos frequentes com óleos essenciais: alguns óleos como oliva, gergelim e coco são uma boa alternativa para evitar o frizz do cabelo.
Evitar e reduzir o frizz em cabelo liso

Embora seja menos provável do que no caso dos cabelos cacheados, os cabelos lisos também podem ter problemas de frizz devido a alguns fatores que explicamos anteriormente. Como; tinturas que ressecam o cabelo ou o abuso de ferros e secadores.
Siga estas dicas para evitar e reduzir o frizz em cabelos lisos:
Evite xampus com propriedades anti-gordura: esse tipo de tratamento remove o excesso de sebo do cabelo, mas também pode promover o ressecamento e o frizz.
Não abuse dos secadores e ferros. No caso do secador é recomendado que quando o usarmos o usemos a uma distância prudente do cabelo e sempre com ar frio. No caso de chapinhas e chapinhas, devemos reduzir consideravelmente seu uso, pois danificam profundamente o cabelo.
Use óleos capilares em vez de vernizes para fixar o cabelo. Este tipo de substância fixadora desidrata o cabelo a longo prazo, por isso é mais aconselhável usar óleos ou ceras capilares, pois têm propriedades hidratantes.
Aplique tratamentos de queratina para prevenir o frizz do cabelo. A queratina é um composto com excelentes propriedades hidratantes que ajudam a suavizar e suavizar o cabelo e, portanto, reduzir o frizz.
Evite alguns cortes de cabelo: tanto os cortes muito retos quanto os em camadas são dois estilos que favorecem o efeito frizz do cabelo.
Se você chegou até aqui, já conhece todos os truques e dicas que ajudarão você a evitar o frizz irritante e a manter a saúde do cabelo. No entanto, você já deve ter notado que a saúde do seu cabelo é fundamental e que a maioria das recomendações que fizemos visam evitar tratamentos e substâncias agressivas.
É por isso que na Dom Shampoo, nossos produtos são desenvolvidos para dar a cada fio do seu cabelo, todos os nutrientes e cuidados que eles precisas. Conheça toda nossa linha.